Serviços

O NIBAP disponibiliza serviços especializados,  desenvolvidos para responder de forma adequada às necessidades das comunidades científicas e empresariais, sobretudo dos setores agrícola e agroalimentar.

Os mapas do Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) são obtidos remotamente através do uso de satélites e de veículo aéreo não tripulado (drone) equipados com sensores, que determinam a quantidade de radiação absorvida/refletida pela clorofila e que, por conseguinte, identificam variações no vigor da vegetação que podem ser resultantes da gestão da rega (stress hídrico), presença de pragas, etc.

Através dos mapas de índice de vegetação conseguimos detetar os problemas anteriormente mencionados.

A deteção precoce destes problemas, assim como da sua localização específica, permitem otimizar a gestão dos recursos, aumentando a sustentabilidade e a produtividade da cultura.

Ter o conhecimento exato da quantidade de água usada e as necessidades hídricas da cultura em função do estado fenológico, é uma mais-valia na gestão do sistema de rega na cultura. A determinação da humidade real do solo à superfície e em profundidade, caracterizada pela sua variabilidade ao longo das parcelas é fundamental para a gestão da produtividade das culturas.

No NIBAP efetuamos a monitorização do sistema de rega, assim como o aconselhamento de como deverá ser feita, que irá permitir uma gestão otimizada da água, satisfazer as necessidades da cultura, garantir a qualidade do produto e, ainda assim, reduzir o consumo dos recursos hídricos usados e os custos associados à exploração agrícola.

Efetuamos o mapeamento da condutividade elétrica aparente do solo, que informa acerca da variabilidade da constituição do solo da parcela e está associada a diversas características do terreno, como a densidade, textura, porosidade, matéria orgânica, humidade, etc.

Estes mapas são uma ferramenta útil para a identificação exata, dos locais onde deverá ser feita a recolha da amostra do solo. Permitindo assim ajustes ao sistema de rega e/ou na aplicação de fertilizantes e outros fitofármacos.

Ter conhecimento da variabilidade do solo permite adequar os recursos utilizados às necessidades reais das várias zonas do terreno, o que se traduz em poupanças significativas para o agricultor, para além de reduzir o impacto ambiental.

O teor de humidade do solo, varia não só com as condições meteorológicas, nomeadamente a quantidade de precipitação e temperatura do ar, mas também com o consumo de água pelas plantas, que, por sua vez, depende da sua fase de crescimento e de desenvolvimento.

Efetuamos a monitorização do teor de humidade no solo e a temperatura envolvente, através de sondas e/ou dados das estações meteorológicas, que permite determinar quais as zonas da parcela, que necessitam de mais tempo de rega e/ou onde existem problemas de drenagem.

A correta gestão dos recursos hídricos numa parcela, promove a eficiência de rega e a melhoria do crescimento da cultura.

Projetos NIBAP

Veja no que se traduz o trabalho conjunto de toda a equipa do NIBAP. Fique a conhecer mais sobre os nossos projetos!

Conheça os nossos projetos

Temos soluções para o setor agrícola

Ajudamos as empresas da área agrícola a aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos recursos utilizados.

Contacte-nos
contacte-nos