EPI-SENSING

Dois dos principais focos de Covid-19 na região do Algarve surgiram, precisamente, junto da população de trabalhadores agrícolas estrangeiros na zona de Faro e Tavira, o que, além da questão da saúde pública, colocou em causa a confiança dos consumidores nos produtos agrícolas.

O projeto EPI-SENSING visa desenvolver a aplicação de sensores de parâmetros vitais integrados com os EPI (máscaras) usados pelos trabalhadores agrícolas, atuando de forma preventiva através da recolha de informação útil para antecipar sinais de risco que sejam úteis para proteger a sua segurança e saúde individual e coletiva.

Os sensores permitem uma análise em tempo real e in loco, o que favorece uma ação mais rápida e efetiva. A incorporação destes sensores sensíveis pretende monitorizar a temperatura e os níveis de oxigénio, parâmetros que sofrem alterações devido ao COVID-19, podendo, desta forma, agir preventivamente e informar acerca do estado de saúde para uma correta gestão da empresa.

As vantagens destes sensores em relação às técnicas convencionais não se limitam à sensibilidade e seletividade, mas ao fato de, geralmente, permitirem agilidade na obtenção dos resultados com redução no custo financeiro.

A monitorização remota da saúde humana, que neste caso será testada através da aplicação de sensores em EPI (Equipamentos de Proteção Individual) usados pelos trabalhadores agrícolas, envolve a utilização da tecnologia de rede de sensores (iot – Internet das coisas), como forma de recolha de dados do indivíduo em observação e do ambiente em que este se encontra.

Serão tidas em conta todas as questões relacionadas com a segurança e confidencialidade, uma vez tratar-se de recolha de informação privada; e com a imutabilidade dessa mesma informação.

Objetivos

01

Aplicação de sensores em EPI

02

Monitorizar parâmetros de saúde que sofrem alterações aquando da infeção por Covid-19, nomeadamente, temperatura, percentagem de oxigenação do sangue e frequência cardíaca

03

Criar um sistema de alerta simples e rápido assim que os parâmetros monitorizados se desviam dos valores normais

Outros Projetos

Agrocode

Dry Sensor

Projetos NIBAP

Veja no que se traduz o trabalho conjunto de toda a equipa do NIBAP. Fique a conhecer mais sobre os nossos projetos!

Conheça os nossos Projetos

Temos soluções para o setor agrícola

Ajudamos as empresas da área agrícola a aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos recursos utilizados.

Contacte-nos
contacte-nos