DRY SENSOR
A alfarroba tem um impacto significativo na economia algarvia e, embora, tradicionalmente, os pomares de alfarrobeiras não sejam regados, é reconhecida a importância da água no seu desenvolvimento.
A Duas Siglas pretende através dos conhecimentos de agricultura de precisão adaptar as práticas culturais à variabilidade de cada parte da propriedade agrícola e comparar as necessidades e propriedades bioquímicas entre dois pomares de alfarroba diferentes: pomar regadio vs pomar sequeiro.
A promoção da sustentabilidade ambiental, aliado à necessidade produtiva da agricultura, tem-se mostrado desde sempre um desafio.
A aplicação das tecnologias digitais ajustadas ao modo como os agricultores gerem as suas culturas e os recursos naturais e/ou económicos, permite tornar as explorações agrícolas, mais rentáveis, eficientes, seguras e fáceis de gerir. As explorações agrícolas modernas obtêm benefícios significativos com o crescimento da tecnologia na agricultura, desenvolvendo a possibilidade de registo, tratamento e gestão de dados capazes de caracterizar a cultura. Ao longo do tempo, irá permitir reduzir o consumo de água, nutrientes e fertilizantes; reduzir a contaminação das águas subterrâneas e superficiais, e por conseguinte o impacto no ambiente; melhorar a eficiência com menores custos de produção e preços mais reduzidos para os consumidores.
Com recurso à agricultura de precisão é, deste modo, possível tornar a agricultura mais rentável, inteligente e sustentável.
O projeto DRY SENSOR prevê os seguintes resultados:
1. Monitorização da temperatura e humidade;
2. Determinação de diferenças no teor de sólidos solúveis das folhas;
3. Estabelecimento de um padrão anual para a quantidade de clorofila nas folhas;
4. Quantificação da proteína total das folhas;
5. Utilização de imagens por satélite para avaliação da biomassa da cultura ao longo do tempo;
6. Comparação dos parâmetros bioquímicos do pomar de sequeiro vs pomar de regadio;