AGROCODE

A rastreabilidade alimentar permite-nos acompanhar e vigiar todos os passos e processos pelos quais um alimento passou desde a sua origem, incluindo o seu processo de transformação, e terminando nas mãos dos consumidores. Trata-se de um sistema essencial para controlar os riscos que possam afetar a cadeia de fornecimento de alimentos.

Tendo em conta a necessidade atual de garantir a qualidade alimentar foi identificada a possibilidade de se desenvolver um sistema único de controlo e monitorização dos produtos hortofrutícolas. Associando, para tal, a tecnologia do blockchain, o código QR e ainda os tradicionais registos de cadernos de campo dos produtos e das centrais hortofrutícolas.

Pretende-se desenvolver um sistema que permita ao consumidor final, através da utilização de um telemóvel com leitura de código QR, ter acesso a toda a informação em termos de qualidade alimentar do produto que irá consumir.

Qualquer agente envolvido em toda e qualquer etapa dessa cadeia, que engloba agricultores, produtores, profissionais de transporte, centrais fruteiras e distribuidores, terá de participar no sistema de rastreabilidade alimentar ao ser responsável pela recolha e gestão dos alimentos, bem como pelo ato de registar os dados/informação.

A identificação e registo dos produtos hortofrutícolas, em cada etapa é fundamental para que se possa garantir a sua rastreabilidade. A aplicação da tecnologia blockchain associada à utilização da leitura de QRcode a um dado produto/lote, poderá funcionar como um selo de segurança alimentar, que graças à sua versatilidade e facilidade de utilização pelo consumidor, disponibiliza a informação e garante aos intervenientes na cadeia, um registo inalterável relativo ao alimento em questão sem a possibilidade de existência de qualquer fraude.

A aplicação de um sistema de rastreabilidade alimentar beneficia todas as partes integrantes do processo: o consumidor final estará devidamente informado, os operadores da cadeia tornam-se mais produtivos (são registadas menos falhas nos seus processos) e, por fim, as autoridades sanitárias são capazes de gerir com mais eficácia as incidências que possam surgir.

O projeto AGROCODE prevê os seguintes resultados:

01

Informatizar os cadernos de campo, colocá-los na cloud e registar em blockchain

02

Registo em blockchain de toda a informação de campo e da central hortofrutícola

03

Desenvolvimento do sistema de QR code em função do lote organizado na central

04

Desenvolvimento de dashboard (ambiente WEB) para que a informação de cada produto seja de fácil consulta por parte do consumidor

Outros Projetos

Epi sensing

Dry Sensor

Projetos NIBAP

Veja no que se traduz o trabalho conjunto de toda a equipa do NIBAP. Fique a conhecer mais sobre os nossos projetos!

Conheça os nossos Projetos

Temos soluções para o setor agrícola

Ajudamos as empresas da área agrícola a aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos recursos utilizados.

Contacte-nos
contacte-nos