AGROCODE
Tendo em conta o aumento do preço da arroba nos últimos anos, os roubos e as apreensões de alfarroba na região do Algarve têm-se verificado de forma crescente. A possibilidade de realizar um controlo de qualidade na produção e rastreabilidade da alfarroba em toda a fileira é de extrema importância.
A identificação e registo da produção de alfarroba, em cada etapa (campo até consumidor final), é fundamental para que se possa garantir a sua rastreabilidade. Para tal, é necessário envolver os vários agentes da fileira para acesso à informação dos cadernos de campo e dos centros de recolha/comercialização, de forma a garantir a rastreabilidade desde o produtor até ao consumidor final, sem a possibilidade de existência de qualquer fraude.
Consciente das preocupações dos produtores e da falta de leis para controlar o comércio de alfarroba, a Duas Siglas pretende promover um serviço de monitorização e rastreabilidade da fileira de alfarroba ao longo de um ciclo de produção, transformação, comercialização até ao consumidor final.
O projeto AGROCODE prevê os seguintes resultados:
01
Promoção de serviço de rastreabilidade da fileira de alfarroba;
02
Informatização dos registos nos vários pontos da fileira;
03
Sistema de fácil utilização para todos os intervenientes até ao consumidor final;
04
Aumento da confiança por parte do consumidor final;