Resultados do projeto NIBAP
A preocupação com a qualidade e segurança alimentar é universal e, cada vez mais, tanto os controlos impostos, como os consumidores se têm tornado mais rigorosos. A agricultura, para além de cumprir estes dois requisitos fundamentais, tem de atingir uma produtividade capaz de suprir as necessidades alimentares, a custos acessíveis, de uma população mundial crescente.
Os estudos prévios levados a cabo para preparação do plano estratégico de inovação, de onde emana este projeto, revelaram uma elevada carência na área da agricultura de precisão que surge como uma tecnologia complementar aos sistemas já existentes, que, por sua vez, carecem ainda de informação e capacidade de monitorização de forma autónoma e eficaz das culturas agrícolas.
Com o intuito de melhorar a gestão dos recursos naturais, qualidade, eficiência e produtividade alimentares foi criado o Núcleo de Investigação em Biotecnologia e Agricultura de Precisão (NIBAP) que através de uma equipa multidisciplinar em áreas como a agronomia, microbiologia, biotecnologia, bioquímica, modelação física e programação, desenvolveu, promoveu e partilhou avanços científicos e tecnológicos relevantes nas áreas de intervenção do núcleo.
A filosofia do NIBAP passa pelo constante investimento em investigação, tecnologia de suporte e inovação, de modo a desenvolver novas competências que contribuam para a diferenciação da empresa, o que permitiu, desde já, à Duas Siglas a prestação de uma nova linha de serviços especializados, tais como a criação de mapas de índice de vegetação de diferença normalizada e da condutividade elétrica do solo, gestão do sistema de rega, monitorização da temperatura e humidade.
Para cumprir o objetivo principal de concentrar e reforçar as competências nas áreas identificadas e para garantir a sustentabilidade futura do núcleo foram alcançados os seguintes resultados:
✓ Constituição do núcleo de investigação em biotecnologia e agricultura de precisão;
✓ Estruturação de três projetos de investigação;
✓ Certificação da Duas Siglas pela norma NP4457:2007;
✓ Organização de um dia aberto;
✓ Realização de quatro webinares;
✓ Repositório de informação disponível no website do NIBAP;
✓ Participação em congressos, feiras, seminários e workshops;
✓ Mobilidade de um investigador a manter na empresa durante três anos após a conclusão do projeto.