Equipa NIBAP

Conheça toda a sinergética equipa de profissionais de excelência que compõe o NIBAP!

Mafalda Sales-Gomes

Biotecnologia

Mestre em Biotecnologia e licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade do Algarve. Com uma Patente 103359V de Setembro de 2005 de título – Processo enzimático coagulante da flor do cardo, asséptico e conservado a temperaturas de congelação. Desenvolveu trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais na área da microbiologia, bioquímica, cultura de tecidos vegetais e reologia de fluidos. A participação nestes projetos permitiu-lhe ter várias publicações em congressos e artigos científicos publicados em revistas da especialidade. Desde 2007 é sócia-gerente da DUAS SIGLAS.

Andreia Afonso

Engenharia Biológica

Investigadora da Duas Siglas, é mestre em Engenharia Biológica pela Universidade do Algarve. Após terminar o curso, juntou-se ao CEOT (Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações), onde realizou investigação principalmente focada: 1) no uso de espectroscopia do visível/infravermelho próximo para determinação da qualidade de frutos na pré e pós-colheita; 2) na determinação de parâmetros de qualidade dos frutos (firmeza, matéria seca, teor de sólidos solúveis, pH do sumo, acidez titulável, etc) através dos métodos tradicionais; 3) monitorização do processo de amadurecimento dos frutos na pré e pós-colheita.

Esteve também envolvida em investigação no âmbito da deteção precoce de agentes patogénicos nas plantas através de espectroscopia do visível/infravermelho próximo e possui experiência em técnicas de biologia molecular de plantas, como extração de DNA e RNA de diferentes tecidos.

Dulce Antunes

Ciências Agrárias

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve é licenciada em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora, mestre em Horticultura Protegida pelo Instituto Agronómico Mediterrâneo de Chania (Grécia) e doutorada em Ciências Agrárias- ramo de Produção Vegetal pela Universidade do Algarve. Tem trabalhado em colaboração com empresas do sector agroalimentar nacionais e estrangeiras. A sua investigação centra-se sobretudo na área da qualidade e conservação de produtos agroalimentares. Destes trabalhos têm resultado várias publicações em livros e jornais científicos de circulação internacional e revistas nacionais de carácter técnico e científico.

Rui Guerra

Física

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Física Nuclear, variante de Altas Energias e Gravitação, pela mesma instituição e doutorado em Física, especialidade de Física de Plasmas, pelo Instituto Superior Técnico. Tem desenvolvido investigação na área da aplicação da ótica ao diagnóstico de tecidos biológicos, com particular ênfase à determinação não destrutiva da qualidade interna de frutas e legumes e à deteção de fisiopatologias em árvores. É atualmente coordenador do CEOT (Centro de Eletrónica, Optoelectrónica e Telecomunicações) e nos últimos anos tem colaborado com a indústria no desenvolvimento de calibradores de fruta com valência de deteção ótica não destrutiva e na monitorização da qualidade de citrinos no pomar.

Thomas Panagopoulos

Engenharia Florestal

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve é licenciado em engenharia Florestal, mestre em Recursos Naturais no Mediterranean Agronomic Institute of Chania (Grécia) e doutorado em Ciências Florestais e Ambiente Natural pela Aristotle University. Foi organizador de 18 congressos e Workshops internacionais sobre o desenvolvimento sustentável e é editor de várias revistas internacionais como: Transactions on Environment and Development, International Journal of Energy and Environment, International Journal of Sustainable Agricultural Management and Informatics. Tem mais de 250 publicações em revistas científicas e congressos. É membro de várias redes de elevado prestígio internacional e coordena vários projetos Europeus como INSPIRATION e GREENINURBS.

Maria Leonor Faleiro

Microbiologia

Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve é doutorada em Ciências Biológicas, especialidade Microbiologia pela Universidade do Algarve. O tema central da sua investigação está relacionado com a fisiologia e adaptação de bactérias patogénicas a diferentes condições de stress. Uma outra área a que se dedica é o estudo da ação de compostos naturais no controlo de agentes patogénicos e está ainda interessada na avaliação da disseminação de resistências aos antibióticos em alimentos, incluindo os de produção biológica. No trabalho de investigação utiliza técnicas moleculares e análise proteómica. Orientou mais de 20 trabalhos finais de curso de licenciatura, 12 teses de mestrado e 3 alunos de doutoramento. Foi Responsável Principal de 3 projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, responsável científico de um projeto Europeu e foi membro participante em 7 projetos.

Graça Miguel

Bioquímica

Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade do Algarve é licenciada em Ciências Farmacêuticas (opção Farmácia de Oficina e Hospitalar), mestre em Secreção Vegetal e Recursos Naturais Renováveis e doutorada em Ciências Agrárias, especialidade Bioquímica Vegetal. Atualmente é Diretora do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, da Universidade do Algarve. Durante o seu percurso académico tem feito investigação integrada em equipas pluridisciplinares. A sua investigação centra-se na avaliação química e nas propriedades biológicas de alguns produtos alimentares (produtos apícolas, frutas) e plantas aromáticas e medicinais. Destes trabalhos têm resultado várias publicações em jornais científicos de circulação internacional.

Projetos NIBAP

Veja no que se traduz o trabalho conjunto de toda a equipa do NIBAP. Fique a conhecer mais sobre os nossos projetos!

Conheça os nossos projetos

Temos soluções para o setor agrícola

Ajudamos as empresas da área agrícola a aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos recursos utilizados.

Contacte-nos
contacte-nos